Preço do aluguel cai mais de 5% em Franca

Pesquisa revela maior procura por apartamentos e aponta as faixas de preços por bairros

58

 

 

 

aluga

 

 

 

 

O preço do aluguel teve queda de mais de 5% na cidade, de acordo com pesquisa inédita realizada pelo Instituto de Economia da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), em parceria com o IPES/Uni-Facef (Instituto de Pesquisa Econômica e Social).

O levantamento revelou que, no último bimestre, o preço médio da oferta de aluguel no município de Franca caiu 5,3%. De acordo com o analista econômico da Acif, Adnan Jebailey, o aumento das construções de edifícios na cidade provoca a queda de preços e impulsiona as locações.

“Só no primeiro semestre deste ano, conforme dados da Prefeitura de Franca, o número de novos prédios residenciais de dois pavimentos e mínimo de quatro apartamentos teve um salto de 110,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em decorrência da maior oferta, observamos a queda geral dos aluguéis”, explicou.

Ainda de acordo com os dados, foram expedidos, entre janeiro e junho deste ano, 251 alvarás de construção do tipo. No ano passado, no mesmo período, foram 119. Já residências tiveram um salto de 15,99%.

Os apartamentos ganharam destaque como opção de moradia mais procurada pelos francanos. De acordo com a pesquisa, a locação de apartamentos cresceu 20,81% na cidade, sendo os mais procurados imóveis com três dormitórios e ao menos uma suíte. Quanto à locação de casas, esta aumentou 6,79%, com destaque para casas com dois dormitórios e pelo menos uma suíte.

Em relação ao preço dos aluguéis, apenas os apartamentos de quarto único ou com três dormitórios e suíte aparecem como opções mais caras em relação às casas de mesmo tipo. Nas relações seguintes – com dois dormitórios, dois dormitórios e suíte e três dormitórios – o apartamento possui o aluguel mais baixo.