Franca vai bem no ranking de saneamento

Levantamento da Abes coloca a cidade entre as melhores do Brasil neste quesito

86

 

 

 

ete-franca

 

 

 

 

 

Franca se destacou em um ranking nacional que avalia o saneamento básico no país. Do total de 231 municípios com mais de 100 mil habitantes que foram pesquisados, apenas 6% conseguiram as maiores pontuações.

A liderança é de Piracicaba e logo atrás aparece um bloco de cidades que inclui Franca, Araçatuba (SP), Araraquara (SP), Birigui (SP), Curitiba (PR), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Maringá (PR), Niterói (RJ), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Taubaté (SP) e Votorantim (SP).

O resultado foi divulgado na última terça-feira (3) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que avaliou 231 municípios em todo o país.

Piracicaba está em primeiro lugar entre 14 cidades que conseguiram pontuação acima de 489, índice que classifica as cidades como “rumo à universalização” do saneamento básico. O ranking avalia abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos, além de números de internações por falta de saneamento.

Na análise da Abes, Piracicaba conseguiu pontuação máxima nos itens tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação adequada dos resíduos sólidos. Em abastecimento de água e coleta de esgoto, a cidade conseguiu 99,97 e 99,95 respectivamente, em uma escala de 100.