Evento comemora Dia Internacional da Animação

259

casa

 

 

 

Neste sábado, às 19h30, a Casa da Cultura e do Artista Francano, recebe 14ª edição da “Mostra de Curtas Metragens 2017” em comemoração ao Dia Internacional da Animação. A entrada é gratuita e aberta a todo tipo de público.

Foram inscritos 95 curtas metragens de vários estados brasileiros, sendo que, destes, foram selecionados nove para exibição na Mostra Nacional e sete para compor a Mostra Infantil.

Este ano, a programação no Brasil homenageia os 100 anos do Cinema de Animação Brasileiro, e exibe as Mostras Nacional e Infantil, que são compostas por curtas metragens brasileiros atuais.

Para substituir a exibição da tradicional Mostra Internacional, será apresentada a “Mostra Histórica”, que compreende a exibição de uma hora de curtas metragens de destaque na história do gênero no Brasil, produzidos entre 1930 e 1997.

Para fechar a sessão histórica será exibido o curta “Reanimando o Kaiser”, releitura do curta que é considerado o marco zero do cinema de animação no Brasil, a charge animada “O Kaiser”, realizada em 1917 pelo caricaturista fluminense Álvaro Marins (Seth), a charge é uma alusão clara ao contexto geopolítico internacional daquela época, no clima tenso que antecedeu à 1ª Guerra Mundial.

Por falta de preservação adequada, a produção de Seth foi perdida e tudo o que sobrou foi uma imagem de referência da obra.

Em 2013, o documentário ‘Luz Anima Ação”, uma produção da IDEOGraph, dirigida por Eduardo Calvet, mostrou o trabalho de oito grandes nomes da animação brasileira, convidados para recriar essa obra pioneira, em uma ação coletiva que misturou diversas técnicas de animação. O resultado é um trabalho denso, reflexivo e metalinguístico único, que reflete bem a diversidade da animação feita no Brasil.

O Dia Internacional da Animação também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.