Conversor de TV será entregue no Santa Maria

Entidade distribui equipamentos hoje, das 10h às 14h, no centro comunitário do bairro

117

 

 

 

kit

 

 

 

 

 

Um plantão de atendimento para a distribuição de kits da TV digital será realizado neste sábado, 21, em Franca, no Centro Comunitário do nairro Santa Maria. Os moradores da região devem se dirigir ao local, em frente ao campinho, das 10h às 14h. Além da entrega dos kits, haverá no local diversas atrações para a comunidade.

A Seja Digital, responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, está distribuindo kits gratuitos às famílias inscritas em mais de 20 programas sociais do Governo Federal de Franca e região.

O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que cerca de 75 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico na região, que acontecerá em 29 de novembro. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

Morador do Jardim Planalto, em Franca, o autônomo José Carlos Marques, de 65 anos, é beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica e retirou seu kit gratuito no dia 24 de setembro, uma semana após o agendamento. Ele foi informado que tinha direito ao kit na Unicad (Unidade de Cadastro Único), da Secretaria de Ação Social. “Mudei de endereço e fui avisar para continuar recebendo o benefício. Lá fiquei sabendo por acaso que eu tinha direito ao kit e logo fiz o agendamento, foi tudo muito rápido”, disse.

No último fim de semana, seu cunhado fez a instalação dos equipamentos na casa da sogra e na casa do José Carlos, que tem apenas uma tevê antiga, de tubo. “Ficou parecendo televisão nova, que perfeição, muito boa, que maravilha. A imagem ficou tão boa, parecendo que é de ‘verdade’. Estou muito feliz porque não tenho condições financeiras de comprar outra tevê. Não vejo a hora de ver o próximo jogo de futebol do meu time do coração: o Palmeiras”, contou o beneficiário.

Para saber se está participando da distribuição, basta ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal (www.sejadigital.com.br/kit) com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos e realizar o agendamento. Cada família beneficiária pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos. Nos pontos de retirada, os beneficiários também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.

O que é

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.