Brodowski

"É Gostoso Ser Criança" começa hoje no Museu Casa de Portinari

73

 

museu

 

 

 

 

Em comemoração ao Dia das Crianças (12 de outubro), o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari, realiza uma programação repleta de brinquedos e brincadeiras. As atividades propõem diversão, criatividade e lazer, em uma interação participativa, visando o desenvolvimento artístico e social das crianças, além de contribuir para o fortalecimento das artes e das relações familiares.

As ações acontecem de 10 a 14 de outubro, com oficinas de desenhos com lápis de cor e giz de cera, bugalha ou cinco marias, quebra-cabeças, amarelinha, jogo da memória, peteca, futebol de botão, bola de gude, diabolô, bilboquê, pião, bola de sabão e brincadeiras pedagógicas.

De acordo com a gerente do Museu, Cristiane Maria Patrici, alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais têm origens surpreendentes, vindas tanto dos povos que deram origem à nossa nação como de outras terras longínquas.

“Em um mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é de que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis, o que contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar, porém, é um momento sagrado”, reforça Cristiane.

Segundo ela, os pequenos manipulam e exploram os objetos, comunicam-se, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração. “Todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, quando terão de enfrentar desafios semelhantes aos das brincadeiras”, completa.