Fogo volta a destruir grandes áreas na região

Governo orienta população a tomar cuidados como não queimar lixo ou jogar cigarro em rodovia

4498

 

 

floresta

 

 

 

 

Incêndios voltaram nesta semana a causar destruição na região de Franca. Em Batatais o fogo atingiu uma área estimada de 34 hectares do Horto Florestal na última quarta-feira (20). De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental, é de que a ação tenha sido criminosa, mas ninguém foi preso e as chamas acabaram controladas à noite.

O Horto Florestal de Batatais é uma área de preservação permanente conhecida pelo cultivo de jequitibá-rosa e cedro, ambas espécies em extinção. O fogo atingiu em torno de 17,6 hectares de vegetação nativa, além de 16,4 hectares de um espaço dedicado a reflorestamento de eucaliptos e pinus.

Em Barretos um incêndio ontem ao lado da rodovia chamou a atenção de quem trafegava pela região. O fogo causou granbde estrago e colocou em risco o trânsito de veículo, prejudicando também a qualidade do ar.

Em todo o estado, nos últimos dias, vários focos de incêndio atingiram unidades de conservação, o que mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, funcionários do Instituto Florestal e colaboradores locais para ajudar a controlar o fogo.

Houve incêndio em diferentes regiões. A Florestal Estadual de Assis teve canaviais e áreas de restauração de cerrado e plantio de eucalipto afetadas. Outra área que sofreu foi o Parque Estadual Campos do Jordão.

No Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, as queimadas atingiram uma área onde se encontram os últimos fragmentos do bioma Cerrado na região Metropolitana de São Paulo. No Parque Estadual Itapetinga, entre Bom Jesus dos Perdões e Atibaia, o fodo atingiu uma vegetação nativa de Mata Atlântica.