Dia da Gestante

Futura mamãe precisa estar atenta aos cuidados com seu estado nutricional, sempre preservando a saúde do bebê

266

 

 

gestante

 

 

 

Nem sempre a gravidez é confirmada rapidamente, algumas mulheres podem esperar alguns ciclos até que ela finalmente ocorra. Mas, quando surge o positivo, muitas ficam com dúvidas sobre como proceder nesta fase. No Dia da Gestante, comemorado neste dia 15 de agosto, é importante relembrar os cuidados que todas as mulheres precisam ter para garantir uma gestação e um pós-parto saudáveis.

No momento em que a gravidez é confirmada, iniciam-se as consultas com o especialista em obstetrícia, que irá avaliar preventivamente a condição do bebê e verificar a saúde da mãe. Os exames de rotina recomendados a cada trimestre gestacional contemplam análises do sangue, ultrassom, curva glicêmica, entre outros.

Nessa fase, a futura mamãe também precisa manter uma boa alimentação, assim o bebê poderá receber todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, e a mulher terá uma gravidez sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional.

“É importante ressaltar que o censo comum de que é necessário “comer por dois”, é equivocado, pois nesta fase a alimentação precisa ter mais qualidade do que quantidade” afirma o ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro Fernandes, tamb´pem professor de Medicina Fetal.

O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados.