Obra Sapucaí-Mirim ganha novo prazo de entrega

Inicialmente previsto para ser concluído em 2015, expectativa é que o novo sistema comece funcionar em 2018

320

sapucai

Uma das maiores obras dos últimos em Franca, o novo sistema de captação de água Sapucaí- Mirim ganha nova data de entrega. Com início em 2012, a previsão inicialmente para ser concluída era 2015, agora deverá começar a funcionar em 2018.

Pelo menos é o que informou nesta terça-feira (2) o superintendente da Sabesp Gilson Santos de Mendonça, em visita ao gabinete do Prefeito da cidade, Gilson de Souza.

“A previsão é que o novo sistema entre em operação ao final de 2018. A obra de muita relevância vai garantir o abastecimento de água para a cidade pelos próximos 40 a 50 anos, dando tranquilidade para as futuras gerações francanas”, disse.

Orçada em R$ 160 milhões, a obra sofreu paralisação nesse período em pelo menos duas vezes, com os funcionários alegando falta de pagamento por parte da empreiteira responsável pelo projeto. As greves relâmpagos foram pontos responsáveis pelo atraso da entrega do novo sistema de captação de água. A diretoria da Sabesp também informou em outras oportunidades que o prazo de inauguração inicial ficou comprometido devido à burocracia, fato que acontece em construção de grandes obras como a do Sapucaí-Mirim.

O projeto duplicará o volume captado hoje e serão construídas três estações elevatórias de água bruta, quatro elevatórias de água tratada, uma de tratamento de água e três reservatórios.

O superintendente disse também que os sistemas atualmente existentes, Canoas e Pouso Alegre, continuarão funcionando normalmente e serão integrados ao sistema Sapucaí-Mirim. A Sabesp também capta água de dois poços no município de Restinga, cidade vizinha a Franca, que foram construídos entre 2012 e 2013 e abastecem as duas cidades.

ETA