Idosos também estão obrigados à biometria

Quem tem mais de 70 anos e não quer ter o título cancelado, deve cadastrar digitais no cartório

519

jeriquara

Atualmente, no Estado de São Paulo, 82 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado, incluindo, localidades da região de Franca. Os eleitores dessas cidades com mais de setenta anos, entre dezesseis e dezoito anos ou analfabetos têm o voto facultativo  como prevê a lei, mas devem fazer a biometria para não ter o título cancelado.

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. Das cidades paulistas que realizam o procedimento obrigatório, 79 iniciaram a biometria em 13 de março de 2017 e as outras três, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, em 8 de maio.

O prazo da revisão de eleitorado termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, com término em dezembro de 2017.

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE ou pessoalmente e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso possua. O atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Na região a biometria obrigatória com revisão de eleitorado está ocorrendo em Pedregulho, cujo Cartório Eleitoral também atende aos eleitores de Rifaina e Jeriquara. Nas três cidades existem 22.037 eleitores atualmente cadastrados, segundo dados do TRE – Tribunal Regional Eleitoral.

Os eleitores de Pedregulho, Jeriquara e Rifaina que já se cadastraram antes do início da obrigatoriedade não precisam repetir a coleta das digitais. A revisão de eleitorado com coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018.