Coordenador do Centro Universitário Clarentiano fala sobre a importância da Estética

Em meio a crise, segmento teve um crescimento de mais de 3% no ano passado

670

claretianas

O entrevistado deste domingo do Diário da Franca é o Coordenador do Curso Superior de Estética e Cosmética do Centro Universitário Clarentiano de Batatais. Paulo de Andrade Junior. O profissional que nasceu na cidade paulista de Itararé, morou em vários estados como Mato Grosso e Paraná, estudou em Franca e se formou como esteticista, educador físico e massoterapeuta.

Formado no Centro Universitário Clarentiano, Paulo Junior presta ainda assessoria na cidade de Rio Claro e no Estado de Roraima. O especialista em estética facial e designer de sobrancelhas, falou sobre o crescimento do setor de estética e da responsabilidade de se ter profissionais competentes na área.

Diário da Franca – O que é estética?

Paulo de Andrade Junior- Estética é um campo de atuação de vários profissionais, que tem com foco promover a saúde, a beleza é uma consequência.

Diário da Franca – Como é o segmento da estética em nossa região?

Paulo de Andrade Junior – Aqui em nossa região, como em todo o Brasil, o mercado é amplo e precisa de profissionais diferenciados. Muitas pessoas ainda não se atentaram a isso e nossa região a uma demanda de mercado, onde a pessoa pode escolher em trabalhar em Centro de Estética ou mesmo abrir seu próprio negócio. Mesmo na crise que passa o Brasil, no ano passado, o segmento de estética teve um crescimento de 3,8%, é um mercado promissor.

Diário da Franca -Como deve ser o empreendedor no segmento da estética?

Paulo de Andrade Junior- Primeiro ele deve gostar de pessoas, é uma profissão que exige muito contato, seja físico ou interpessoal. Saber fazer esta leitura é muito importante, alem disso, o profissional deve saber entender o mercado e saber a necessidade de cada região da cidade. Cada bairro tem uma característica e isso deve ser bem analisada. Outro ponto importante é fazer parcerias de sucesso, agregando valores.

Diário da Franca- Como o empreendedor pode oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes?

Paulo de Andrade Junior – O profissional precisa saber qual é o seu público, qual a faixa etária, a prioridade do cliente e até a condição financeira para ser dedicada ao cuidado pessoal. Assim o profissional terá uma base para estipular os valores a serem trabalhados. Outro ponto importante é definir o horário de atendimento, atingindo a necessidade de cada região.

Diário da Franca- Qual a importância do curso Superior para o profissional?

Paulo de Andrade Junior – O curso superior existe desde 2001 e entrou no catalogo nacional no ano passado. O Brasil é o terceiro pais a consumir estética, inclusive em cirurgias plásticas, por isso, ter o curso superior é necessário para ter uma proteção a saúde pública. O cliente deve ter a certeza que ao entrar em um centro estético ou contratar um profissional, esta contato com um profissional capacitado.

Diário da Franca- O curso superior de estética do Clarentiano também oferece ao aluno noções de empreendedorismo?