Declaração do IR gera correia em Franca

Mesmo faltando mais de um mês para vencer o prazo, escritórios registram aumento na procura

589

accescofran

A demanda pela busca de escritórios de contabilidade obteve um grande crescimento durante este mês devido ao prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR). A Receita Federal aceitará a entrega d declaração até às 23h59 do dia 28 de abril. No entanto, os bancos só aceitam receber o pagamento do Darf até às 22h.

O prazo começou logo após o carnaval, no dia 2 deste mês, no entanto, de acordo com o Presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região (Assescofran), José Dias Américo, os francanos estão recorrendo mais cedo para declarar o IR.

“Muitos procuram escritórios de contabilidade agora, logo cedo, porque sabem que quanto antes declarar, mais rápido o contribuinte recebe a restituição”, explica Américo que também é responsável por um escritório de contabilidade.

Os contribuintes que devem declarar imposto de renda, precisam ficar atentos devido ao prazo, já que a declaração fora do período estipulado, acarreta em uma multa a partir de R$ 165,00. O contribuinte poderá estar sujeito a multa de 1% do imposto devido ao mês, até o limite de 20%.

Também é preciso estar atento com o fator de terminar de preencher a declaração do IR e o programa acusar que o contribuinte tenha imposto a pagar. É necessário fazer o pagamento junto com a entrega da declaração.

Entretanto, segundo Américo, os francanos estão cada vez mais conscientes e responsáveis, já que a cada período de declaração de imposto de renda, mais contribuintes procuram pelo escritório e os serviços de contabilidade.

“Agora o pessoal está mais consciente e respeitando mais o prazo, em comparação o ano passado e esse, onde o período ainda não terminou, é estipulado um crescimento de 10% no número de pessoas que estão fazendo as declarações do imposto de renda”, explica o presidente da Assescofran.

Américo também explica que há muitos clientes que procuram pelo escritório com intuito de esclarecer duvidas recorrentes sobre atualizações do IR que acontece anualmente. Neste ano houve alterações no sistema da Receita Federal e em outros setores.

“Neste ano o programa para preenchimento do IR foi atualizado, aora é preencher e enviar o arquivo não precisando utilizar outro software, e a receita também começou pedir o telefone e e-mail do contribuinte neste ano”, disse Américo.