Franca Basquete termina 2016 na 8ª posição

Time acumula três vitórias consecutivas e projeta melhor campanha na retomada ao NBB em janeiro

546

helinho

O Franca Basquete terminou o ano de 2016 na 8ª colocação no NBB, com 54.6% de aproveitamento, sendo 6 vitórias e 5 derrotas em 11 jogos disputados. A posição não é aquela esperada pelo clube e pela torcida, mas comemorada de certa forma pelo técnico Helinho.

Isso porque o time oscilou bastante nesse primeiro quarto disputado na competição nacional, perdendo algumas partidas inesperadas. Caso da derrota para Sorocaba, mesmo sendo fora de casa, e para o Vasco, em casa. Os outros tropeços são considerados normais, contra o Flamengo, Pinheiros, Basquete Cearense.

O começo irregular da equipe tem explicações, segundo Helinho. “O campeonato é muito equilibrado e algumas equipes vêm obtendo vitórias também inesperadas sobre times considerados favoritos. Também enfrentamos problemas de contusões deste a estreia no NBB. Mas na retomada do campeonato em janeiro já vamos ter a presença de Cipolini, que já foi liberado para jogar, ficando apenas Isaac lesionado”, desatacou o treinador.

A projeção animadora para a sequência do NBB passa pelo retrospecto das duas partidas disputada em casa pelas duas últimas rodadas da equipe na competição, como vitórias sobre o vice-líder Brasília e contra o Minas, time que briga por uma vaga na zona de classificação. Somando-se a vitória sobre o Vitória, fora de casa. O Franca Basquete fechou o ano com três resultados positivos seguidos, o que fez com que o time de Helinho saltasse da 11ª posição para a atual. Se o time francano terminar a fase de classificação entre o 5º lugar ao 8º terá a vantagem de jogar três dos cinco jogos da série melhor de cinco – classificam doze equipes – em casa, pelas oitavas de final. Por sua vez, os quatro primeiros colocados vão diretamente para a fase quartas de final.

Após o recesso de final de ano, o time retoma à disputa do NBB no dia 7 de janeiro, contra o Bauru, fora de casa.